Created with Sketch. Created with Sketch.

O Postal de Natal da UNICEF 💙

Há 73 anos que os Postais de Natal da UNICEF vêm encher as nossas casas de sorrisos e esperança, com o sentimento de levar a alegria dos tempos festivos a quem mais precisa. Um simples postal de Natal é capaz de ajudar a despertar o brilho nos olhos de várias crianças. É capaz de ajudar a levar água potável aquelas que têm de caminhar quilómetros para a poder beber. É capaz de ajudar a tratar crianças gravemente subnutridas ou impedir que cheguem a esse estado. É capaz de ajudar a vacinar inúmeras crianças contra doenças evitáveis, salvando as suas vidas.
Um postal de Natal UNICEF pode ser um pequeno passo rumo a um mundo um bocadinho mais justo.
E a mudança é feita de vários pequenos passos em conjunto.

O Primeiro Postal UNICEF

Tudo começou, em 1947, quando Jitka Samkova, uma criança de 7 anos da antiga Checoslováquia, resolveu oferecer um desenho aos técnicos da UNICEF como agradecimento pela ajuda que lhe foi prestada após a II Guerra Mundial.

Jitka morava na vila de Rudolfov. A escola onde andava recebia leite e óleo de fígado de bacalhau levados pela recém-criada UNICEF – na altura chamada Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para as Crianças.

Dois anos depois a UNICEF resolveu fazer uma edição de 450 postais com o desenho de Jitka, apenas para os seus funcionários. A experiência correu tão bem que deu aos responsáveis da organização a ideia de angariar fundos através da venda de cartões de Boas Festas com a colaboração voluntária de muitos artistas. É o inicio das campanhas de cartões que permitem financiar uma parte importante dos programas da UNICEF.

Em Portugal, a presença da UNICEF começou com a venda dos cartões de Boas Festas nas Papelarias António Vieira, em Lisboa, propriedade da família de Maria Violante Vieira, que anos depois viria a fundar a UNICEF Portugal. A par com os donativos dos doadores portugueses, a venda de cartões de Boas Festas da UNICEF foi uma importante fonte de recolha de fundos para o trabalho da agência, sobretudo nos anos 80 e 90.

O Postal de Natal da UNICEF faz parte da nossa história. Este ano lançamos uma edição limitada a partir daquele que foi o nosso primeiro postal e que representa o impacto que a UNICEF tem na vida das crianças que mais precisam. A história deste desenho, feito por Jitka Samkova, é a representação da essência da UNICEF, que, graças ao apoio dos nossos doadores e parceiros, trabalha e continuará a trabalhar para todas as crianças.

De todas as crianças para todas as crianças

Inspirada pelo desenho de Jitka, a UNICEF Portugal criou uma coleção especial para o Natal de 2022. Com base no postal original, bem como noutros desenhos de milhões de crianças e dos seus testemunhos sobre o trabalho da UNICEF, gerámos, através de uma ferramenta de inteligência artificial, os restantes postais da coleção.

Ao cruzar milhões de dados online em páginas web de todo o mundo sobre o trabalho da UNICEF, conseguimos postais distintos que transmitem o resultado daquela que é a missão da UNICEF: assegurar uma proteção especial às crianças mais desfavorecidas, com deficiência, vítimas de guerra, de desastres naturais, da pobreza extrema e de todas as formas de violência e de exploração.

Assim, podemos dizer que esta é uma edição limitada de postais de Natal que não foi desenhada por apenas uma criança – mas por milhões delas.

Ao adquirir esta edição limitada, para além de estar a apoiar o trabalho da UNICEF, estará também a levar consigo parte da nossa história.

Conheça a Edição Limitada de Natal 2022

Para encomendar, envie-nos um email: empresas@unicef.pt
(Cada pack tem um valor unitário de 12,50€)