Created with Sketch. Created with Sketch.

Campanha a decorrer

Emergência Ucrânia –

O consórcio formado pela Associação Águas Minerais e de Nascente de Portugal (APIAM), Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) e Associação Portuguesa das Bebidas Refrescantes Não Alcoólicas (PROBEB), em nome do projeto piloto “Quando Do Velho Se Faz Novo”, convida todos os seus associados, parceiros e consumidores a contribuírem para a campanha Emergência Ucrânia da UNICEF. Com a união de todos podemos fazer a diferença na vida destas crianças e das suas famílias.

A escalada da violência na Ucrânia, está a colocar milhões de crianças e as suas famílias em risco iminente.

O conflito no leste do país – que entra no oitavo ano – já tinha afectado a vida de mais de meio milhão de crianças. Agora, a situação de 7,5 milhões de crianças piora a cada minuto.

O conflito na Ucrânia já destruiu infra-estruturas críticas como casas, hospitais, redes de distribuição de água, escolas e orfanatos. Um país onde as minas terrestres representam uma grande ameaça para a vida das crianças.

Há crianças entre as vítimas mortais. Crianças feridas. Crianças que são separadas das suas famílias. Algumas perdem-se ficando desacompanhadas. Muitas sofrem de trauma devido à violência à sua volta.

Ajude as crianças da Ucrânia! Faça um donativo.

A Ajuda Humanitária da UNICEF na Ucrânia

A UNICEF está a trabalhar 24h/dia para dar resposta às necessidades crescentes no terreno, prestando auxílio às crianças e às suas famílias. As nossas equipas estão na Ucrânia em Donetsk, Luhansk, Kramatorsk, Mariupol e Kiev.

Temos 140 membros da UNICEF espalhados por várias regiões do país a proporcionar ajuda humanitária, dia e noite. Pessoas que arriscam a sua vida para prestar assistência. Não vamos sair da Ucrânia. Estamos também a reforçar equipas nas fronteiras com a Polónia, Roménia e Moldávia para receber e dar apoio aos refugiados, que são na sua maioria mulheres e crianças.

O seu donativo permite que a UNICEF responda às necessidades:

Água Potável

    • Estamos a proporcionar transporte para que as pessoas nas zonas de conflito tenham acesso a água potável;
    • Estamos a assegurar a disponibilidade de água potável e serviços de higiene e saneamento em instalações como unidades de saúde e escolas em locais comunitários e em comunidades de acolhimento.

Cuidados Médicos

    • Estamos a garantir o fornecimento de equipamento médico e cirúrgico, assim como de medicamentos;
    • Temos unidades móveis de saúde a prestar cuidados médicos essenciais nas regiões afectadas;
    • Estamos a apoiar as unidades de saúde locais para que tenham equipamento e maior capacidade para prestar cuidados de emergência.

Protecção Infantil

    • Estamos a distribuir roupas quentes para crianças de todas as faixas etárias, assim como cobertores e kits de higiene para famílias;
    • Temos 13 equipas móveis no terreno que estão a prestar apoio psicossocial às crianças e aos seus cuidadores; e a acompanhar casos mais vulneráveis, como crianças institucionalizadas;
    • Estamos a dar formação para permitir aos profissionais identificarem crianças em situação vulnerável e prevenir casos de abuso e exploração sexual;
    • Estamos a apoiar financeiramente milhares de famílias vulneráveis, com um programa de ajuda humanitária.

Educação

    • Estamos a dar formação a professores e voluntários, para poderem dar apoio emocional e psicossocial, e terem as competências necessárias para criarem de planos de emergência;
    • Fornecemos Kits de Educação, para que todos os cuidadores possam ajudar as crianças a lidar com o conflito.

Outros Mantimentos

    • Estamos a distribuir artigos não alimentares para multiusos, como: tendas em diferentes tamanhos, Colchões, Sacos descartáveis, etc

Pontos Móveis de apoio aos refugiados

Estamos a montar Pontos Móveis de apoio aos refugiados ao longo das rotas de evacuação de forma a dar resposta às necessidades básicas e detectar crianças desacompanhadas providenciando-lhes Protecção.

Na Moldávia, Polónia, Roménia temos espaços seguros de apoio aos refugiados, para prestar assistência urgente e identificar as crianças que viajam sozinhas.

A UNICEF está a distribuir produtos de higiene, incluindo fraldas, desinfectantes e toalhitas na Moldávia, perto da fronteira com a Ucrânia.

A UNICEF apela ao cessar-fogo imediato. As crianças e as suas famílias precisam de paz.

Civis e instalações civis, incluindo hospitais e escolas, nunca devem ser um alvo. A UNICEF apela a todas as partes para que respeitem as suas obrigações internacionais de proteger as crianças contra danos e garantir que as agências humanitárias possam chegar, com segurança e rapidez, às crianças, onde quer que estejam.

É urgente agir. Faça um donativo hoje.

A UNICEF precisa da ajuda financeira de todos para poder responder com rapidez às necessidades que vão surgindo na Ucrânia, e para estar preparada para responder aos fluxos migratórios nos países vizinhos.

A UNICEF precisa de cerca de 248 milhões de euros para conseguir responder às necessidades humanitárias de mais de 7,5 milhões de crianças e das suas famílias. Nos países vizinhos, são precisos 65 milhões de euros para assegurar uma resposta urgente.

Contamos com a generosidade e o apoio da comunidade para ajudar a UNICEF e os nossos parceiros a chegar às crianças e às suas famílias na Ucrânia e região, cujas vidas e futuros estão em risco. Não iremos descansar até chegarmos a todas as crianças afectadas por este conflito.