Created with Sketch. Created with Sketch.

Campanha a decorrer

Emergência: Sismo Síria-Turquia

No dia 6 de fevereiro, o mundo assistiu a dois sismos devastadores e mais de 1.600 réplicas que atingiram o sudeste da Turquia e a Síria, causando uma destruição generalizada e tirando a vida a milhares de pessoas. Duas semanas depois, outros dois grandes sismos trouxeram mais sofrimento às crianças e famílias da região. As crianças que sobreviveram aos primeiros terramotos foram uma vez mais expostas ao choque, medo e incerteza.

Um mês depois, milhões de crianças e famílias nas áreas afetadas precisam de apoio humanitário contínuo. A UNICEF está presente desde a primeira hora para responder às suas necessidades.

A UNICEF tem trabalhado sem parar para levar assistência vital às pessoas afetadas pelos sismos. O foco do nosso trabalho tem sido:

  • Acesso a água potável e saneamento – crítico na prevenção de doenças nos primeiros dias de uma crise;
  • Proteção infantil, nomeadamente na identificação de crianças desacompanhadas e reunificação com as suas famílias;
  • Assegurar abrigo adequado
  • Equipas médicas e de nutrição móveis estão a ser deslocadas para as zonas mais afetadas, para triagem e primeiros socorros, bem como para imunização.
  • Assegurar equipamento médico necessário
  • Nutrição: alimentos terapêuticos e nutritivos
  • Educação

O impacto dos sismos

Na Síria, depois de doze anos de guerra, surtos de cólera e invernos rigorosos, as crianças enfrentam mais uma tragédia devido aos sismos. Acredita-se que mais de 500.000 pessoas tenham sido forçadas a deixar suas casas. Mais de 3,7 milhões de crianças foram afetadas. Pelo menos 5.814 pessoas perderam a vida e mais de 10.849 ficaram feridas, com relatos de centenas de prédios danificados ou destruídos. Muitas escolas, hospitais e outras instalações de saúde e de educação foram danificadas ou destruídas pelos terramotos, afetando ainda mais as crianças. Cerca de 356.000 mulheres grávidas nas áreas afetadas precisam urgentemente de acesso a serviços de saúde reprodutiva. Infraestruturas essenciais de água e saneamento por todo o país foram afetadas, aumentando o risco de transmitidas pela água, incluindo a cólera.

 

Na Turquia, mais de 1,9 milhão de pessoas encontram-se em abrigos temporários com acesso limitado a bens e serviços básicos, como água potável, saneamento e serviços médicos. 2,5 milhões de crianças no país precisam de assistência humanitária urgente. O governo Turco confirmou pelo menos 45.968 mortes e mais de 108.068 feridos. Mais de 214.000 edifícios foram afetados, incluindo hospitais, escolas e outras infraestruturas críticas que prestam serviços essenciais à população. A Turquia é o país com maior número de refugiados do mundo. 1,7 milhão dos refugiados registados foram afetados, incluindo mais de 811.000 crianças. Muitos hospitais, escolas e instalações educacionais foram danificados. A educação de quase 4 milhões de crianças está em risco devido ao número esmagador de escolas danificadas ou destruídas.

Estas crianças não podem esperar. O seu donativo vai ajudar a salvar vidas.

Com o seu apoio, a UNICEF salva vidas

Na Síria, a UNICEF alcançou quase meio milhão de pessoas com serviços e bens essenciais de água, saneamento e higiene (WASH) através de camiões com tanques de água, da gestão de resíduos sólidos, assim como o fornecimento de kits de higiene familiar e outros bens que salvam vidas. Mais de 294.000 pessoas receberam bens essenciais e tiveram acesso a consultas médicas através de centros de saúde apoiados pela UNICEF e equipas móveis de saúde. Mais de 130.000 crianças com menos de cinco anos de idade tiveram acesso a serviços de nutrição nas áreas afetadas pelos sismos. A UNICEF também alcançou mais de 100.000 crianças e cuidadores com apoio psicológico, incluindo atividades recreativas, apoio psicossocial de saúde mental e sessões para pais. Estão a ser distribuídos materiais educativos e kits recreativos nas escolas e abrigos para que as crianças possam continuar a sua aprendizagem.

 

Na Turquia, a UNICEF distribuiu roupas de inverno, aquecedores elétricos e cobertores a cerca de 277.000 pessoas, das quais mais de 163.000 são crianças. Em colaboração com o Ministério da Saúde, o UNICEF está a adquirir vacinas que salvam vidas e equipamentos de armazenamento no frio. 258.000 pessoas, incluindo 148.000 crianças, receberam bens essenciais de higiene. A UNICEF tem criado espaços seguros para as crianças perto dos centros de alojamento temporário e até agora prestou apoio psicossocial e realizou atividades recreativas com mais de 193.000 pessoas. A UNICEF e os seus parceiros montaram 87 tendas, que estão a ser usadas como centros temporários de educação. As aulas de recuperação acontecem em turnos, beneficiando cerca de 3.600 crianças todos os dias.

A UNICEF precisa de si para continuar a apoiar estas crianças.

A UNICEF em Emergências

A UNICEF está no terreno antes, durante e depois das emergências, a trabalhar para chegar às crianças e famílias, para salvar vidas e dar-lhes assistência a longo prazo.

Quando uma emergência súbita como um terramoto ou um furacão ocorre, são as crianças que mais sofrem. No início de uma emergência – seja ela um conflito ou um desastre natural – a UNICEF é capaz de fornecer produtos de assistência humanitária que salvam vidas no prazo de 72 horas a partir de uma rede de centros de abastecimento em todo o mundo.

Saiba mais sobre o nosso trabalho em emergências aqui

Em situações de emergência, são as crianças que mais sofrem.

A UNICEF trabalha com governos e parceiros para assegurar que a assistência continue a ter um impacto positivo a longo prazo, para que as crianças possam ter esperança de desfrutar de vidas saudáveis e realizar os seus sonhos.