Created with Sketch. Created with Sketch.

Campanha a decorrer

Crianças em emergências

Milhões de crianças, desde a Ucrânia e a Síria até ao Sudão e ao Pacífico, enfrentam diariamente perdas devastadoras e um futuro incerto.

As crianças em situações de emergência perdem frequentemente as suas casas, a escola e os seus entes queridos. O acesso a alimentos, água e cuidados de saúde é afetado e muitas ficam vulneráveis a situações de abuso e exploração. Todos os anos, a UNICEF responde a centenas de situações de emergência, prestando cuidados que salvam vidas, salvaguardando os direitos das crianças e protegendo-as do perigo.

Por todo o mundo está a registar-se um número sem precedentes de emergências humanitárias, desde conflitos a crises de saúde pública e catástrofes naturais devastadoras. A UNICEF continua a estar presente antes, durante e depois das emergências, mas precisamos da sua ajuda para chegar a todas estas crianças. Descubra mais no Apelo UNICEF para as Crianças em Situações de Emergência.

Conflito no Sudão: 13,6 milhões de crianças precisam de assistência humanitária

Com a continuação da violência no Sudão, estima-se que 175.000 crianças tenham procurado refúgio nos países vizinhos e que cerca de 600.000 outras estejam deslocadas dentro do país. As crianças e as famílias que continuam presas sob o fogo cruzado do atual conflito estão aterrorizadas com os combates e perante a possibilidade de ficar sem alimento, água e medicamentos.

Até 30 de maio, mais de 190 crianças terão sido mortas, quase 2.000 crianças terão ficado feridas, havendo cada vez mais relatos de violência baseada no género.

A UNICEF está no terreno com os seus parceiros a distribuir água, kits de emergência, bens essenciais e medicamentos aos hospitais e centros de saúde. A UNICEF está também no Chade a prestar apoio humanitário às crianças refugiadas e às suas famílias.

Ucrânia: explosão da barragem de Kahkovka

Na manhã de 6 de junho, a barragem de Kakhovka, no sul da Ucrânia, foi atacada e destruída. A barragem abastecia a cidade portuária de Nova Kakhovka com energia hidroelétrica, água potável e de rega.

As inundações causaram a destruição de dezenas de aldeias e cidades, danificando casas e infraestruturas essenciais. Até 42.000 pessoas nas zonas afetadas poderão ter de ser evacuadas, causando mais deslocações para crianças que já passaram por tanto.

Este é mais um ataque a infraestruturas que são vitais para o bem-estar das crianças na Ucrânia. As equipas da UNICEF estão no terreno a prestar assistência às crianças e às famílias em risco, o que inclui apoio psicossocial, água potável e produtos sanitários.

Turquia e Síria: mais de 6,2 milhões de crianças precisam de apoio

Em fevereiro de 2023, a Turquia e a Síria sofreram três terramotos que devastaram comunidades em toda a região. Sabe-se que mais de 50.000 pessoas morreram, incluindo crianças, e dezenas de milhares ficaram feridas.

Os terramotos deixaram mais de 850.000 crianças desalojadas depois de terem sido obrigadas a abandonar as suas casas. Este foi mais um golpe devastador para as crianças da Síria, que enfrentam uma guerra que dura há já doze anos.

A crise de longa data que afeta as crianças e as mulheres na Síria continua a agravar-se. A situação é exacerbada pelo conflito prolongado e pela propagação da cólera. Só no país, cerca de 3,7 milhões de crianças foram afetadas e continuam a necessitar de água, abrigo, alimentos e assistência médica e psicossocial de emergência.

Porquê fazer um donativo à UNICEF?

A UNICEF é uma organização de referência que trabalha para proteger as crianças de todo o mundo desde 1946, tendo ajudado a salvar mais vidas do que qualquer outra entidade humanitária. Seja na assistência em situações de emergência a soluções de desenvolvimento a longo prazo, a UNICEF é 100% financiada por contribuições voluntárias.

Todos os dias, trabalhamos para garantir que as crianças sejam vacinadas, educadas e protegidas, e defendemos os direitos de todas as crianças, ajudando a elevar as suas vozes. E em alturas de emergência, a UNICEF atua rapidamente, prestando ajuda vital a crianças em apenas 48 horas.

Descubra mais sobre o trabalho da UNICEF em situações de emergência aqui.

Estamos sempre junto das crianças nos momentos de crise

Por todo o mundo, as crianças estão a enfrentar uma combinação de graves crises, desde conflitos e deslocações a surtos de doenças e elevadas taxas de subnutrição. Em conjunto com os nossos parceiros, a UNICEF está a trabalhar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar as crianças e as famílias afetadas por situações de emergência.

Saiba mais aqui.