Created with Sketch. Created with Sketch.

Campanha a decorrer

Ucrânia: Mais de 500 dias depois

A EMERGÊNCIA CONTINUA

A UNICEF está na Ucrânia desde 1997, a apoiar as crianças e famílias vulneráveis no país. A abrangência da nossa presença e do nosso trabalho expandiu-se quando o conflito começou na região oriental em 2014. Em 2022, quando a guerra se intensificou, montámos e implantámos uma resposta de emergência completa.

Mais de 500 dias depois, a UNICEF continua na Ucrânia a responder às necessidades urgentes das crianças e a garantir que têm acesso a bens e serviços essenciais. Nos países de acolhimento de refugiados, continuamos a trabalhar com os governos, municípios e parceiros locais para reforçar os sistemas nacionais, para que as crianças refugiadas tenham acesso a educação de qualidade, cuidados de saúde e proteção.

De que forma a UNICEF está a ajudar as crianças na Ucrânia

O trabalho humanitário da UNICEF na Ucrânia centra-se na resposta às necessidades críticas ao nível dos cuidados de saúde, água potável e nutrição, salvaguardando simultaneamente os direitos das crianças e o seu bem-estar a longo prazo.

Ao longo de muitos anos temos vindo a prestar assistência para ajudar a colmatar as lacunas no sistema de saúde da Ucrânia.

Com o escalar da guerra, a 24 de fevereiro de 2022, este apoio foi significativamente alargado a todas as principais áreas programáticas, desde a água e o saneamento, passando pela educação e a proteção infantil.

A resposta humanitária da UNICEF fora da Ucrânia

A guerra na Ucrânia criou uma crise de proteção infantil de proporções nunca antes vistas. O rápido deslocamento de pessoas nos dias e semanas que se seguiram à escalada do conflito resultou na maior crise de refugiados dos últimos anos em termos de dimensão e rapidez.

Em menos de três meses, 7.7 milhões de pessoas estavam internamente deslocadas, e mais de 6,4 milhões de pessoas – incluindo quase dois terços de todas as crianças na Ucrânia – tinham atravessado a fronteira para a Polónia, Roménia, Moldávia, Eslováquia, Hungria e outros países vizinhos. Até ao final de dezembro de 2022, tinham sido registados 7,9 milhões de refugiados ucranianos em toda a Europa.

A UNICEF continua presente na Ucrânia

A UNICEF continua presente com várias equipas na Ucrânia e a enviar bens de assistência humanitária para ajudar as crianças e as suas famílias. Estamos a reforçar os serviços de abastecimento de água, higiene e saneamento, e de proteção infantil nos postos fronteiriços e nos centros de acolhimento. Continuamos também a trabalhar para garantir a qualidade da educação, da saúde e dos serviços de proteção infantil e social.

Com o apoio dos nossos doadores e parceiros, a UNICEF já conseguiu chegar a milhões de crianças e às suas famílias no país que vivem uma crise humanitária grave devido ao conflito prolongado.

Apelo UNICEF

Graças à generosidade de todos os nossos parceiros e doadores, as crianças e famílias afetadas pela guerra na Ucrânia receberam apoio crítico em tempos complexos e desafiantes. Mas continuamos a precisar de si, do seu apoio. 

Saiba mais neste Relatório Sobre a Situação Humanitária na Ucrânia

A situação é devastadora. Mas a nossa ação, com o vosso apoio – na Ucrânia e nos países vizinhos, e em todo o mundo – traz esperança.